"MARCO HISTÓRICO": COMPROMISSO SOCIAL DO PORTO ESTÁ ASSINADO

Está assinado o Compromisso Social do Porto. O objetivo é aumentar o emprego, a formação e diminuir a pobreza nos Estados-membros até 2030. António Costa diz que é o mais abrangente e ambicioso compromisso europeu.

O Compromisso foi subscrito durante a Cimeira Social que decorreu a 7 e 8 de maio, no Porto, pela presidente da Comissão Europeia, pelo presidente do Parlamento Europeu, pelo primeiro-ministro português que exerce atualmente a Presidência do Conselho da UE, pelos parceiros sociais europeus e pelas organizações da sociedade civil.

O Compromisso Social do Porto é o “mais abrangente e ambicioso compromisso alguma vez alcançado de forma tripartida ao nível da União Europeia”, afirmou o Primeiro-ministro António Costa, no encerramento da Cimeira Social, integrada na Presidência Portuguesa do Conselho da UE.

O Primeiro-ministro português sublinhou que os parceiros sociais — as principais organizações europeias representativas de patrões e trabalhadores — não só assinaram o Compromisso Social do Porto, como participaram na sua elaboração.

No documento, os subscritores concordam que “é tempo de agir para garantir e apoiar coletivamente uma agenda ambiciosa de recuperação e de modernização económica e social” que seja “forte, sustentável e inclusiva, para que todos os cidadãos possam beneficiar da dupla transição verde e digital e viver com dignidade”.

Para cumprir as metas do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, o Compromisso propõe a união de “forças” para concretizar as políticas de inclusão, sustentabilidade e criação de emprego.

A assinatura do documento tratou-se, nas palavras de António Costa, de um “marco histórico”.

// COMPROMISSO SOCIAL DO PORTO 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

DISPONÍVEL
BREVEMENTE